Translate here

segunda-feira, 4 de março de 2013

Carta de Deus

A polêmica "Carta de Deus", escrita por Albert Einstein, que acirra mais ainda a briga entre ciência e religião.

Conhecida como a Einstein God-Letter , foi escrita em 1954,no final da sua vida. A proximidade da morte não fez do físico um crente;a carta não poupa nenhuma religião e dissipa dúvidas existentes até aqui sobre a sua atitude perante as religiões e à crença em algum deus. A carta redigida em alemão é curta e grossa:contém apenas 435 palavras


Em um dos trechos, Einstein cita: “A palavra ‘Deus’ não é para mim nada além da expressão e o produto de fraquezas humanas, e a Bíblia é uma coleção de lendas honoráveis, embora primitivas e bastante infantis. Nenhuma interpretação, não importa quão sutil, pode mudar isso [para mim]”.

E continua,referindo-se à religião dos seus pais,o judaísmo:"Para mim a religião judaica é como todas as outras religiões,uma encarnação da superstição primitiva". E o povo judeu para ele não tem a menor originalidade de essência ,  não sendo melhor que nenhum outro grupo humano. "Por isso não consigo ver nele nada de povo eleito". O destinatário da carta, o filósofo Erich Gutkind [um pensador de pouca importância , diga-se] é duramente criticado na carta por pretender como judeu , a ter posição privilegiada.

O documento foi leiloado na internet no site eBay entre os dias entre os dias 8 e 18 de outubro de 2012, com valor inicial de US$ 3 milhões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário