Translate here

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pinturas hiper-realistas

Parece fotografia, mas não é. E este é o principal motivo da técnica de pintura hiper-realista impressionar tanto. Seus traços remetem a imagens tão fiéis ao real que podem facilmente ser confundidas com fotos. Também chamada de foto realismo, esse tipo de pintura teve origem em meados do século XX e ganha cada vez mais admiradores. Seja pintando retratos, paisagens ou objetos, os artistas fazem imagens de tirar o fôlego, muitas vezes com apenas uma caneta ou na ponta de um lápis. Confira a seguir alguns destes trabalho do hiper-realismo e surpreenda-se! 





Alyssa Monks, pintora de Nova Jérsei de 35 anos utiliza-se de efeitos como a presença de água, vidro, vapor – que dão alguma distorção, e mais realidade, para as figuras que representa.

O italiano Roberto Bernardi começou a pintar telas com menos de 10 anos de idade e hoje domina o hiper-realismo. Suas obras mostram cenas cotidianas como crítica ao modo automatizado em que vivemos.

Um dos mais famosos artistas hiper-realistas é o austríaco Gottfried Helnwein. Seus trabalhos geralmente são perturbadores, sensação que ganha ainda mais força pelo realismo chocante.
Denis Peterson começa o processo de criação tirando uma fotografia do assunto ou da paisagem, amplia a imagem e captura todos os detalhe possíveis e somente então começa a pintar. Cada quadro leva em torno de um mês para ser finalizado. 
Dá para acreditar que o desenho acima foi feito por uma garota de 18 anos? A holandesa Rajacenna, nascida em 1993, começou a trabalhar como modelo aos 4 anos de idade, e aos 5 fez suas primeiras aparições na televisão. Mas, em 2009, Rajacenna decidiu dedicar-se aos desenhos, e começou a produzir ilustrações incríveis. Ela leva cerca de 40 horas para completar cada um dos desenhos. Abaixo, confira uma das suas produções completas em time lapse.
O francês Hubert de Lartigue já foi ilustrador de livros e desenhista de pin-ups. Não satisfeito, ele resolveu expressar todo seu deslumbramento pela beleza feminina, nas suas manifestações mais simples, através de suas pinturas hiper-realistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário