Translate here

domingo, 23 de setembro de 2012

Os amantes de Valdaro


Como teriam morrido
No esqueleto do homem, à esquerda na foto, foi encontrada uma flecha nas vértebras da coluna; enquanto o esqueleto da mulher, à direita, possui uma cabeça de flecha alojada no flanco. Estuda-se a hipótese do homem ter sido assassinado e a mulher foi sacrificada, em seguida, para ser enterrada com ele.

Ao lado do par de esqueletos, os arqueólogos acharam também algumas ferramentas, como a cabeça de uma flecha e uma faca. Os peritos planejam analisá-las junto com a terra onde os ossos foram enterrados e descobrir se há restos de flores ou plantas no local. As plantas poderiam ter sido usadas para decorar os corpos.

"Nós queremos mantê-los do mesmo jeito que eles ficaram durante todo esse tempo, ou seja, juntos. Nós trabalharemos para mantê-los juntos", disse Elena Menotti, afirmando também que talvez seja impossível determinar a natureza exata do relacionamento do casal e descobrir como ele morreu.

A rigor, o sítio onde foram achados os fósseis neolíticos fica na cidade de Valdaro, ao norte, nos arredores, de Mântua, por isso são também chamados de "Amantes de Valdaro".

Equipes de retroescavação, orientadas pela Superintendência Arqueológica da Lombardia, preparavam o terreno para uma construção numa vila romana nesta cidade quando acharam os fósseis.

Deve-se notar que Mântua é a cidade para onde Romeu se retira, após ser banido de sua pátria, retornando para Verona quando soube da morte de Julieta.



Os amantes de Valdaro. Acredita-se que não mais de 20 anos de idade quando a morte ocorreu. Mais de 5.000 anos de idade trancado em um abraço eterno.

3 comentários:

  1. A faca é perturbadora. Tem cabo, ao que parece na foto. Quais os materiais? E porque está enterrada- DE DENTRO PARA FORA - entre a tíbia e o peróneo da perna esquerda dela?

    ResponderExcluir
  2. Impressionante, já conhecia essa famosa foto, só não sabia dessas informações acidicionais. Muito interessante.

    ResponderExcluir